Outras turmas e personagens

                                         Turma da monica Baby
 
Turma da Monica Baby é a versão bebê da Turma da Mônica, que foi criada por Mauricio de Sousa e surgiu no início do ano de 1990. A Turma da Mônica Baby, que também é chamada de Turminha Baby aparece com freqüência nos pacotes de fraldas descartáveis, em babadores, em brinquedos e outras coisas direcionadas para o público da primeira infância de 0 a 3 anos. Apareceram no filme Uma Aventura no Tempo da Turma da Mônica e a Mônica Baby ficou com o elemento Terra.

  Personagens


  • Mônica Baby - tem as mesmas características da Mônica quando um pouco maior: é extremamente forte, briguenta e impaciente e, como a original, sempre anda com o seu brinquedo inseparável: seu coelho de pelúcia Sansão. Além de ainda usar fralda, usa macacão rosa com laço da mesma cor. É dentuça, gorda e baixinha;
  • Cebolinha Baby - é irrequieto como o personagem original. Cebolinha é levado e ganha coelhada da Mônica Baby. Ele usa um macacão verde;
  • Cascão Baby - sempre sujo e odeia tomar banho, assim como o Cascão, além de aparecer de macacão azul.
  • Magali Baby - adora comer muito, assim como a própria Magali, e usa um macacão e lacinhos amarelos.
  • Mingau Baby - é a versão filhote do gatinho da Magali.
  • Bidu Baby - é a versão filhote da primeira criação de Mauricio de Sousa, o Bidu.
  • Anjinho Baby - assim como o personagem original, o Anjinho adora voar pelo céu e cuidar das estrelinhas. Usa um macacão roxo

    Turma do Bidu


     


    Ir para: navegação, pesquisa

    A turma do Bidu, criada por Mauricio de Sousa, é constituída essencialmente por objetos inanimados (ossos, pedras, poças de água, etc) que estabelecem diálogos, por vezes marcados pelo non-sense e pela metalinguagem. Uma das personagens mais recorrentes é Dona Pedra - além de outros cães que aparecem nas diversas funções de produção de um filme (roteiristas que estabelecem o argumento da história, sendo freqüentes as referências à própria história e à sua condição de desenhos).
  • Bidu (1959) - O primeiro personagem de Maurício, faz dois personagens diferentes: cão do Franjinha e diretor/personagem de estúdio.
Bidu é o cão do Franjinha astro de histórias em quadrinhos. Apesar de Bidu ser o animal de estimação de Franjinha, suas historinhas refletem um universo paralelo, repleto de metalinguagem, onde é um astro das histórias em quadrinhos (com direito ao assistente Manfredo) e um caricato penetra-calouro-imitador, Bugu que luta por um espaço no mundo das histórias em quadrinhos). Quando é astro das histórias em quadrinhos, é bem arrogante e mal-humorado.
    • Mister B (1999) - sátira do mágico Mr. M. Mister B ensina como são feitos os truques dos quadrinhos, como as pedras falantes, as caminhadas no ar e os personagens 'imortais'. Na última história, antes de um interlúdio em suas aparições, personagens irritados com suas revelações procuram capturá-lo. Sua semelhança com Bidu leva a captura do mesmo, porém, ao fim da história, é revelado que o personagem, ainda que possuindo uma silhueta idêntica à de Bidu, é na verdade Bugu.
  • Bugu (1972) - "Alô, mamãe!" Se você nunca ouviu essa frase, provavelmente nunca leu uma história em que esse cachorro estranho com formato oval e amarelo aparece. Seu maior dom é fazer imitações. O que o deixa com raiva, por isso é amplamente desgostado e desprezado pelo Bidu por tentar roubar-lhe a cena, Bugu sempre leva um chute ou delete para fora pelo mesmo ao final das histórias, dizendo "Tchau, mamãe!". Em certa história, tem sua origem revelada como sendo um alieníngena da raça dos homens-bolinha-de-sol. Seu nome verdadeiro seria Butandor Guglisdécio e seus pais seriam Butum e Butanda. Teria sido também o primeiro dono do traje de Astronauta (Personagem explorador do espaço, parte do universo dos quadrinhos de Maurício de Sousa. Bugu rejeita a história como sendo verdadeira, porém Astronauta a confirma ao fim da história, procurando bugu para entregar o lanche esquecido por ele em seu traje. Fato interessante é que na história que conta a origem do personagem Astronauta, os aliens que lhe entregam seu traje, os homens-geléia, mencionam o fato do traje pertencer a raça dos homens-bolinha-de-sol. O personagem foi criado pelo irmão de Maurício, Márcio Sousa, que diz que Bugu é um auto-retrato, "sempre tentando roubar a cena do irmão famoso". [2]
  • Buguinho (1982) - Sobrinho do Bugu que, com suas peraltices, chegou a deixá-lo doente numa clínica de repouso. Apareceu na história Bugu não veio, mas..., na revista Cascão nº1, da editora Abril.
  • Manfredo (1975) - é o assistente do Bidu, sempre aparece nas histórias que ele está no estúdio. De vez em quando,ele mesmo expulsa o Bugu do estúdio do Bidu. É um cachorro que faz tudo nas histórias do Bidu: contra-regra, secretário, assistente, produtor... enfim, o que for preciso.
  • Duque(1960) - o melhor amigo do Bidu. Não tem nenhuma característica muito marcante além dos olhos verdes. Por ser o melhor amigo de Bidu, aparece na maioria das histórias. Ele é o cão do Titi.
  • Zé Esquecido (1987) - amigo do Bidu, famoso por se esquecer de tudo que faz ou deixou de fazer. É o cão do Xaveco, mas poucas pessoas sabem disso por 2 motivos: o Xaveco é um personagem secundário e o Zé Esquecido é tão esquecido que se esqueceu aonde mora e quem é seu dono.
  • Dona Pedra (1977)- uma pedra com quem Bidu fala (e que surpreendentemente também fala).
  • Zé Gordão (1994) - cachorro gordo e peludo,passa o dia inteiro babando.
  • Dona Árvore (2008)- árvore que o Bidu geralmente conversa com ela.
  • Fifi (1969)- cachorrinha pela qual o Bidu é apaixonado.
  • Théo Um cão Dalmata muito inteligente,amigo do Bidu.
  • Ruflos O cachorro mais bravo da rua,apareceu em várias histórias.
Histórico
Bidu Foi o primeiro personagem publicadado por Maurício de Sousa, em uma tira de jornal pela Folha de São Paulo em 1959 e depois publicado como revista em quadrinho pela Editora Continental., estrelou uma revista em quadrinhos pela Editora Continental em 1960. Mauricio se inspirou no cachorrinho que ele tinha na infância, o Cuíca
Após, a Mônica ganhar título próprio pela Editora Abril nos anos 70,o personagem passou a ter histórias publicadas em revistas da Turma da Mônica almanaques de reedições
Em 2008, Bidu aparece em Turma da Mônica Jovem, muito leitores pensaram que o Bidu poderia estar morto, já que a revista se passa no futuro, onde a Turma está na adolescência.
Em 2009 foi lançado um álbum em comemoração aos 50 anos do personagem, a edição conta com uma coletânea de histórias do personagem, incluindo uma HQ inédita em estilo mangá e uma versão facsimile de Bidu #1 da Editora Continental, no mesmo ano o personagem ganha uma história para o álbum MSP 50, álbum que homenageia os 50 anos de carreira de Mauricio de Sousa, escrita e desenhada por Laerte Coutinho.
                                                     xaveco
Xaveco é um personagem secundário da Turma da Mônica, criado por Mauricio de Sousa. Sua caracteristica principal é justamente ser secundário, ou seja, servindo de escada para outros personagens. Mesmo assim, Xaveco é considerado o quinto personagem mais importante depois de Mônica,Magali, Cebolinha e Cascão.
Além disso, Xaveco é constantemente alvo de piada dos outros personagens. Ele é o único personagem da turma da Mônica a ter os pais divorciados. Sua irmã mais velha se chama Xabéu, ela é uma garota de 16 anos e é a bábá do Bairro do Limoeiro. Numa tira ele havia mencionado um irmão, que nunca apareceu. Têm uma avó chamada Xepa com problemas na memória e uma cadela amarela e vingativa chamada Ximbuca. A família de Xaveco é considerada a mais completa de toda a Turma da Mônica.
Anteriormente, seu nome era com escrito com "Ch", pois seu cabelo lembrava a forma de uma chave. Antigamente ele usava um camisetão (semelhante ao do Coelho Caolho), então ele passou a usar os famosos "shortinhos".
Com os pais divorciados, Xaveco passa alguns fins-de-semana com o pai, em várias historinhas engraçadas em clima "Pai e Filho". Xaveco sempre tenta ver o lado positivo de tudo pois ainda assim seus pais se dão muito bem, participaram até de um programa de televisão, o "barraco entre famílias" e venceram da família do Cebolinha. Atualmente, tem aparecido com mais frequência nas histórias, contracenando principalmente com o Cebolinha.
 
 
                                                         Anjinho
            Ângelo Ceolino "Anjinho" é um personagem da Turma da Mônica. Ele resgata pessoas de casos tais como cair no buraco. É um anjo da guarda loirinho e que usa uma roupa azul. Assim como Mônica, Cascão e Magali, não usa sapatos. É o único personagem que voa da Turma da Mônica. Ele também defende Mônica quando o Cebolinha vai xingá-la ou fazer algum mal para ela. Enfim, protege todo mundo. Mas ele é controlado por um senhor, que é chefe dele e lhe dá ordens. Tanto que se ele não obedecer, ele acaba levando bronca ou até mesmo sendo demitido de seu trabalho de Anjo, virando um menino comum, o que aconteceu em uma edição Mônica mais antiga da Editora Globo. Anjinho já é anjinho desde antes de Cristo, e permanece uma criança nos gibis normais, só crescendo (sem nenhuma explicação). Na Turma da Mônica Jovem, muda seu nome para "Céu Boy", mas a Denise muda o seu nome oficial Angelo 
                                      Do contra
 
Luís Mauro Hiromashi Fagundes "Do Contra" é um personagem da HQ Turma da Mônica. Foi inspirado do filho de Maurício de Sousa, Mauro.
Características
Do Contra tem uma alma da contradição muito grande. Sempre está fazendo as coisas de uma maneira diferente. É mais alto e magro que seu irmão, Nimbus. Veste uma camiseta preta e um shorts branco. Tem uma quedinha pela Mônica, tanto que numa história ele se declarou a ela, porém Mônica não sabia se ele estava falando sério ou era mais um de seus truques "à moda Do Contra". É bem da "paz", como mostra a história "Na Era da Selvageria".
 
                                            Franjinha
Franjinha é um personagem de histórias em quadrinhos da Turma da Mônica   principalmente o mundo da Ciência, sempre fazendo experiências, e às vezes quando os quatro personagens da turma: Mônica, Cebolinha, Cascão, ou Magali, ou até mesmo os outros personagens da turma pedem alguma coisa/invenção criada por ele, sempre o procuram.
O seu cão é o Bidu, que Franjinha de vez em quando sofre para dar banho e vive fugindo. Ele é apaixonado pela Marina, onde sempre tenta agradá-la com coisas novas e impressionantes.
 

Marina

 
Marina Castro Pinto é uma personagem da Turma da Mônica baseada em uma filha homônima de Mauricio de Sousa, assim como Mônica e Magali. Assim como sua inspiração, tem uma exímia habilidade de desenhar e, mesmo no gibi é filha do Mauricio, de quem ganhou um lápis mágico que é capaz de dar vida aos desenhos e, que já lhe causou inúmeras encrencas, principalmente porque vive perdendendo este. Sua grande paixão é pintar,sendo muito famosa pelos seus belos quadros. Ela já demonstrou ser apaixonada pelo Franjinha e tem um medo tremendo de cachorros. Seu grande amigo é o Xaveco.

  Curiosidades

  • Em Turma da Monica Jovem, ela luta caratê e namora o Franjinha, sendo também uma das meninas mais atraentes da escola.
  • A Marina real trabalha com o pai o ajudando na avaliação de quadrinhos e desenhos. E caminha para ser a sucessora do pai.
 
                              Turma do penadinho
  • Penadinho (1963) - O personagem principal, um fantasma que tenta se distrair no cemitério, especialmente tentando assustar alguém, mas no fundo, é um fantasminha de bom coração. Surgiu nas tirinhas do Cebolinha. Aparentemente era muito alto quando vivo, mas ficou atarracado, como todos conhecem, no momento de sua morte: enquanto estacionou seu carro em um compactador de metais, que o esmagou fatalmente Antes de morrer, Penadinho tinha uma namorada com quem quase se casou, mas agora, ele namora a fantasma Alminha. Nas histórias, Penadinho é ultra-flexível por causa de vestir lencóis elásticos.
  • Dona Morte - Dona Morte é a responsável por trazer os novos moradores do cemitério. Suas histórias geralmente são de perseguição, pois as pessoas, naturalmente, fogem dela. Suas principais características são a roupa preta, uma foice, e um senso de humor - geralmente humor negro. É a principal da turma depois do Penadinho. Apesar de ter o emprego (que já afirmou não gostar, por ser triste e cansativo), ela é inofensiva e caridosa. Também participa das histórias de outros personagens de Maurício quando alguém morre ou cita a palavra "morte". Embora tenha o péssimo hábito de às vezes levar as pessoas para o Além só de falar em morte(como um cão que atende ao assovio do dono), também às vezes se compadece das suas vítimas e as deixa viver mais um pouco. Na história Conversa de Botequim, com as pessoas vivendo para sempre, ela está aposentada junto com os demais Cavaleiros do Apocalipse Fome(que não passa mais fome), Guerra(que casou com a Paz) e Peste.
  • Zé Vampir - Um vampiro  que sempre  tenta     sugar sangue de alguma vítima, mas quase sempre se dá mal. Seus maiores medos são: crucifixo, água, alho e luz intensa (principalmente do Sol). É um dos grandes amigos de Penadinho. Ele mora num caixão de um pequeno castelo no cemitério; mas ocasionalmente dorme no galho de uma árvore (também no cemitério). Seus poderes são: transformação em morcego, vôo, controlação mental em pequenos animais, rajadas de energia pelos olhos e controle climático (pode apenas fazer trovejar). É alérgico ao sangue O Positivo. Curiosamente, mesmo tendo medo de cruzes(elas o transformam em cinzas, apesar de que um pouco de água o revitaliza), anda tranquilo pelo cemitério que está cheio delas.
  • Muminho - Uma múmia, vinda direto do antigo Egito. Um dos grandes amigos de Penadinho(possivelmente o melhor amigo deste), Muminho é alvo de brincadeiras, pois seus amigos sempre puxam suas ataduras e fazem com que ele gire como um pião. Em suas primeiras histórias, quando tirava as faixas, ele ficava invisível, mas atualmente, ele revela ter um corpo seco e mumificado por baixo das faixas. Quando vivo era um barbeiro chamado Akenaton Melokoton, e era o único barbeiro que o faraó Tutacalmon III (paródia de Tutancâmon) confiava. Também é revelado em uma história que é descendente (na verdade sobrinho) de um faraó que possuia muitos filhos(este, junto a sua esposa e filhos, visitou o cemitério uma vez). Muminho era da parte humilde desta família. Em outra origem alternativa, ele era um faraó que odiava a cor branca e mandava decapitar qualquer um que ostentasse essa cor.
  • Frank - Paródia a Frankenstein um monstro artificial pouco inteligente criado pelo cientista Dr. Frankstóim. As partes do corpo de Frank são costuradas, pois ele é um monstro feito á partir de dez corpos humanos, com um organismo robótico antiquado. Se desmonta facilmente com qualquer impacto, servindo de quebra-cabeças para Pixuquinha. Ao ver crianças se divertindo, resolve imitá-las (o que geralmente sobra pra turminha...).
  • Lobi - Um lobisomem Se comporta como um cachorro normal(embora um lobo não seja um cão, mesmo sendo da mesma espécie): uiva para lua, gosta de ossos, não gosta de banhos (muito menos de tosas), e se coça bastante quando é incomodado por pulgas. Geralmente, sai as ruas para atacar alguém, mas na verdade, é um sujeito conquistador: quando homem, paquera mulheres, e quando lobo, paquera cadelas. Tem olhos azuis e não se considera assustador, e sim "cuti-cuti".
  • Cranicola - Um crânio meio mal-humorado que vive em cima de uma pedra reclamando de suas limitações. Uma vez, foi revelado que ele foi decapitado em uma guilhotina. Sente muita falta do corpo, porém ele pode se locomover usando a mandíbula para saltar.
  • Alminha - Namorada fantasma romântica do Penadinho. Tem pavor de baratas.
  • Zé Caveirinha - Esqueleto que normalmente é desmontado numa pilha de ossos. Quando era vivo se chamava professor Eustáquio e era paleontólogo.Tem pavor de cães, pelo simples motivo de ser feito de ossos.
  • Zé Finado - Amigo fantasma de Penadinho, que é um pouco mais alto que ele. Também é vizinho de túmulo do Penadinho. Adora caçar morcegos.
  • Maria Antonieta - Sua única aparição foi na série das histórias em quadrinhos da Turma do Penadinho chamada As dores de Cranicola. Quando uma vez, Cranicola estava a cada momento sentindo dores em cada parte do corpo. Uma vez, nos dentes, outras vezes nos ouvidos... Mas aí ele descobre que é falta de namorada, e de repente, aparece um crânio feminino igual a ele só que mais bem-humorado e os dois começam a namorar e esse crânio feminino é que se chama Maria Antonieta.
  • Dona Cegonha - Cegonha responsável pela reencarnação. Ela é amiga da Dona Morte, mas reza para que ela não tenha um dia duro de trabalho (porque que ela terá também). Não é a única cegonha da turma com o mesmo trabalho, porque também há dezenas trabalhando em sua agência; há um outro funcionário da agência famoso, o Seu Cegonha.
  • Zé Cremadinho - Mendigo que foi cremado e que mesmo sem boca e perna, pode se comunicar com a turma e se locomover apenas pulando. Apenas em dias de muito vento ele fica em um jarro de vidro.
  • Diabão - Parodia ao diabo. Geralmente aparece nas histórias da Dona Morte, quando alguém mal falece e acaba indo pro inferno. Ele é cercado de diabinhos e fantasmas malvados. Ele era gordinho e fora de moda, mas em um pacto, um homem disse que imaginava ele ser muito mais poderoso, então ele malhou muito e mudou de fantasia.
  • Pixuquinha - Um fantasma de uma criança, que é sobrinho de Penadinho. Vive com uma chupeta e um balão. Sempre pede para o tio brincar com ele.
  • Dr. Frankstóim - "Pai" do Frank e ocasionalmente, médico da turma. Frank não é sua única criação; ele já criou robôs e máquinas incríveis. Tem especialidade no ramo de cirurgia plástica.
  • Zé Coveiro - Coveiro e zelador responsável pelo cemitério. Não tem medo dos fantasmas e monstros do cemitério, tanto que ele é amigo deles.
  • Chico Defum - Fantasma brincalhão, que adora fazer pegadinhas na turma; porém, não participa mais das historinhas, pois ele reencarnou num porco na história Se eu pego quem fez aquilo... Chico Defum teve poucas aparições nas histórias da Turma do Penadinho.
  • Zé Pirata - É um falecido vendedor de produtos piratas, que depois de morto, ainda exerce o emprego no cemitério (os produtos que ele vende sempre estão quebrados ou com mau-funcionamento, que faz a turma pedir devolução). Acha que o cemitério é um navio e seus habitantes sua tripulação.
                                                                          

Turma do Chico bento
Personagens
Entre parênteses o ano de criação dos personagens.

  • Chico Bento (1963) - Menino tipicamente roceiro ou caipira, que anda sempre descalço, com roupas simples e chapéu de palha. Vai à escola mas não gosta muito de estudar e sua fala é representada com erros de ortografia, retratando um dialeto caipira. Sua fala em filmes e desenhos, entretanto, é um pouco diferente da apresentada nos quadrinhos mas ainda assim representa fielmente o modo interiorano de falar. Acorda antes do nascer do sol para ajudar o pai na roça, vive tentando roubar goiabas do rabugento Nhô Lau, brinca com os demais da turma e ainda namora a Rosinha. É um dos personagens mais populares e queridos de Maurício de Sousa. É acomodado, eventualmente preguiçoso e um tanto mentiroso, mas principalmente aventureiro, Ainda assim, apesar de seus defeitos e travessuras, Chico é um menino bondoso, generoso, ama a natureza e os animais, sejam eles selvagens ou do sítio. Enfim, é um representante natural do povo interiorano brasileiro. Tem se destacado atualmente na escola ao fazer redações. Foi inspirado em um tio de Mauricio do interior.

  • Rosinha - A namorada do Chico Bento. Ela sempre veste um tipo de vestido vermelho de quermesse, um par de maria-chiquinhas e não costuma andar descalça. Adora ir às quermesses com Chico, mas odeia seus constantes atrasos.

  • Torresmo (1983) - Porco  de   estimação do Chico Bento, parecendo o Chovinista do Cascão. É claro que o Chico adora todas as criações de seu sítio e nunca vai deixar seu Torresmo virar comida, nem a sua galinha Giselda (Giserda), a vaca Malhada (Maiada), o bode Barnabé, o burro Teobaldo e tantos outros. Torresmo é muito levado e adora brincar na lama, como todos os outros porquinhos. O sonho do Chico é um dia ver Torresmo ganhar um prêmio numa feira, ou exposição de animais.

  • Zé Lelé  ( 1969) - Zé Lelé é primo e melhor amigo do Chico Bento, embora não exista qualquer semelhança entre eles. É um componente importante para o humor das histórias por ser um personagem simplório e ingênuo, cometendo gafes com freqüência, cuja pouca inteligência costuma bastante irritar todos à sua volta. A não ser em raríssimas ocasiões, sempre usa uma camiseta rosa com uma calça de suspensório listrada de branco e azul. Teve seu nome revelado como José Leocádio (mais recentemente, José Eleutério).

  • Zé da Roça (1961) - Embora também um típico caipira, fala um português mais padronizado como os povos das grandes cidades como São Paulo. Amigo de todos na roça, ele é mais sério e compenetrado que seus amigos. Costuma dar conselhos de bom senso popular. Era o principal personagem nas primeiras histórias.

  • Hiro (1961) - Seu verdadeiro nome é Hiroshi. Hiro é um nissei e com isso mantém as tradições orientais de seus ascendentes (usar os Pauzinhos e outras tradições). Assim como Zé da Roça ele também fala em bom português e é menos brincalhão que os demais. Apesar de morar no interior, Hiro e sua família são bem tradicionais em relação aos costumes e à cultura japonesa

  • Primo Zeca - Primo de Chico Bento que mora na capital. Frequentemente um vai passar as férias na casa do outro e se deparam com situações totalmente diferentes de sua realidade. Em outras histórias, já foi chamado de Rosalvo (quando o Chico aperta o botão errado e toca todos os interfones do prédio do primo) e de Toninho (numa das histórias em que o primo vai visitar o Chico no sítio).

  • Nhô Tonico Bento (Antônio Francisco Bento) - Pai do Chico Bento. Trabalha duramente na roça para sustentar sua família e quer muito que Chico estude para que tenha uma vida melhor.

  • Dona Cotinha - Mãe do Chico Bento. Boa e carinhosa, é a dona de casa do interior. Tem que cuidar da casa, do Chico e de todo o serviço da fazenda.

  • Vó Dita- A avó de Chico Bento. Sempre com conselhos e com carinho para dar ao seu netinho e a todas as crianças da roça. É uma fabulosa contadora de histórias, principalmente sobre o folclore brasileiro, tal como a pessoa que a inspirou: a avó do Maurício de Sousa.

  • Nhô Lau - Fazendeiro rabugento, mas muito boa-praça. O maior foco de sua raiva é quando o Chico Bento e seus amigos tentam roubar goiabas maduras de sua goiabeira, que ele faz questão de defender com sua espingarda que dispara pedras de sal grosso. Ele só quer mesmo que suas goiabas amadureçam o bastante para ele poder vender em épocas de colheita farta.

  • Dona Marocas - A professora da roça. É bem exigente com seus alunos (especialmente Chico Bento, que costuma esquecer de fazer ou levar para a escola as lições de casa), mas apenas quer o bem de todos eles.

  • Genesinho - Filho do Coronel Agripino ou Coronel. É um menino com cabelos loiros. Chico detesta-o quando ver a Rosinha saindo com esse menino. Ele não é como o povo da roça, ele possui patinetes, motores etc.. Genesinho é bem de vida em relação aos moradores da vila, tem madames, e tem carro de rico. Mas ao final de cada história, Rosinha afasta-se de Genesinho para encontrar Chico, seu verdadeiro amor. Descobrimos que seu nome verdadeiro é Genésio.

  • Giselda (1982) A galinha de estimação do Chico Bento. Aliás, como todos os animaizinhos do sítio. Mas Giselda tem dado um bom trabalho ao Chico. Volta e meia de virar canja ou almoço de raposas, Chico sempre está a defendendo. Em troca bota ovos saudáveis. Chico não come os ovos porque prefere que nasçam, cada vez mais, lindos pintinhos no galinheiro.

  • Fido - O cão sabujo do Chico. Já foi caçador e em certa história morreu. Voltou a aparecer como um cachorro dorminhoco.

  • Malhada - (Maiada) Vaca do Chico. Companheira de toda manhã, quando Chico aparece para tirar o seu leite.

  • Teobaldo - Burro do Chico. Age como tal, sempre desobediente e empacando quando bem tem vontade. É chamado pelo Chico de "Teobardo".

  • Alazão - Cavalo do Chico. Usado quando tem que ir a lugares longes, como a Vila Pururuca, ou escalar a 'Repimpada da Mula Manca'.

  • Geninerdo - Touro do Chico. Brabo e estourado, mas que até concurso já ganhou.

  • Barnabé - Embora já tenha sido chamado de 'Osório', seu nome é Barnabé por causa do béééé.... Adora comer tudo que vê pela frente.

  • Aristides - Galo que acorda o Chico todo dia de manhã. Também ja apareceu morrendo em certa história.

  • Bigodes - O gato meio doméstico, meio selvagem que vive no sítio. Brabo, Não ha quem o segure no colo.

  • Maria Cafufa: A menina feia que é apaixonada pelo Chico Bento, sempre tenta roubar um beijo de Chico quando tem chance, por exemplo, em uma historinha Rosinha estaria na barraca de beijinhos da quermesse,Chico comprou todos os beijinhos porque não queria ninguém beijando a Rosinha, quando ela foi substituída de última hora pela Maria Cafufa.

  • Maria Lalau - Versão feminina do Zé Lelé. Contracena com este, porém tem aparições raras.

  • Padre Lino, O padre da Vila Abobrinha. Adora comer mamão.

  • Mariana, A irmãzinha caçula de Chico que aparece na HQ: "Uma estrelinha chamada Mariana". No final, ela morre e vira estrela novamente. Há outra HQ falando sobre a verdadeira história dela que se chama "O presente de uma estrelinha", é aniversário do Chico e Mariana visita ele pra dar um "alô". Chico pula de alegria e quis contar aos seus pais, mas Mariana é uma estrela e não pode se mostrar por aí. Suas irmãs chamam ela e Chico fica triste, mas antes dela ir, ela diz: "agora, fecha os olhos, que eu vou dar o meu presente"; Aí a Mariana brilha como nunca brilhou antes e mostra que o presente que ela deu foi Esperança. O que isso quer dizer que, no futuro, Mariana vai ser filha do Chico Bento.

  • Anjo Gabriel (2009) - Personagem recente, é o anjo do Chico. Ele adora tecnologia e é muito diferente de Chico, mas os dois se dão bem.

  • Tiãozinho Arriégua - O encrenqueiro da vila. Sempre arrumando problemas, gosta de esperar os meninos na esquina para uns sopapos depois da aula. É o típico brutamontes burro, mas que se rende vez por outra a amizade do Chico.

  • Nhô Nito - Outro contador de “causos”, mas este age na prática, muitas vezes levando a criançada nas suas aventuras como 'Pegador de Sacis'.

  • Coronel Agripino - Dono de terras e de cabeças de gado é o pai de Genesinho. Já foi chamado de Belarmino, Abelardo e Genesio.

  • Dona Birosca - A fofoqueira da vila, adora ficar na cerca fuçando a vida de todo mundo. Por enquanto, está “sumida” das histórias da Turma do Chico Bento.

  • Seu Rodrigues - Pai da Rosinha, não gosta que a filha namore Chico.

  • Dona Rosália - Mãe da Rosinha, defende a filha e é uma boa mãe.

  • Seu Leocádio - Pai do Zé Lelé, às vezes se comporta de maneira tão doida quanto o filho.

  • Dona Lalá - Mãe do Zé Lelé, um pouco doidinha como o filho.

  • Pais do Hiro - Autênticos imigrantes japoneses. Mantém as tradições e usam algumas expressões idiomáticas. Moram em uma casa estilo japonês.

  • Pais do Primo Zeca - Moram em um apartamento em SP e são adeptos da praticidade e da modernidade.

  • Maga Oneida - É uma bruxa boazinha que realiza os pedidos de Chico Bento quando ele quer se livrar de algum problema. Ela tem três dragões de estimações: o dragão amarelo Yorgle, o dragão verde Grundle e o dragão vermelho Rhidle. Teve sua primeira aparição em Chico Bento Número: 23, na história "O Preguiçoso", publicado pela editora Panini.

  • Ritinha - Amiga de Rosinha, anda meio sumida das histórias mas porém apareceu num gibi da Magali nº24 "Um Felino Natal a Todos" publicado pela Panini. É a dona de Tita, irmã do Mingau.

  • Quebra-Queixo - Apareceu em apenas uma história, onde Chico senta no banco em que Quebra-Queixo costuma sentar na hora do recreio e é desafiado por este para uma briga.Acabam virando amigos.
                                        não acabou não tem mais coisas so que depois eu posto!
,

Nenhum comentário:

Postar um comentário